Banana, quando esta mais saudável ?

Banana, é mais saudável verde ou mais amarela?

De todas as formas fará muito bem a sua saúde
Diabéticos também podem consumir
Ajuda a combater as células malignas do câncer

Verde

Não se engane pela cor da casca

    Salva as exceções as bananas com o aspecto desta imagem estão "marrentas" e não muito agradável ao paladar da maiorias das pessoas. Sim a casca esta amarela, ela esta no ponto ideal para venda no varejo, esta bem firme e a fruta não esta se destacando fácil da penca ("do cabinho"). Mais para consumo não esta tão doce quanto pode ficar, quanto mais passada a banana, naturalmente as enzimas que contêm vão se tornando amido e, na medida em que a fruta amadurece, esse amido se transforma em mono e dissacarídeos, como a sacarose, a glicose e a frutose (açúcar simples). É exatamente ali quando o amido se transforma em açúcar simples, a banana amadurece e se torna mais fácil de digerir. Porém, diversos estudos demonstraram que, ao amadurecer, a banana perde parte de suas vitaminas e minerais. Ou seja, quanto mais amarela mais doce e com menos vitaminas e minerais.

 

 

 

 

 

 

 

Amarela

banana pintada

Não se engane pela cor da casca

    Apesar de esteticamente esta banana não estar tão bela, quando surgem essas pintas pretas é um sinal de que a banana esta madura, esta no ponto mais doce. Na contramão de estudos que dizem que ao amadurecer a banana perde parte de suas vitaminas e minerais, estudos mais recentes demonstrou que quando a banana amadurece também produz vários antioxidantes e adquire propriedades anticancerígenas que podem beneficiar nosso organismo de várias maneiras. Quando a banana está completamente amarela e com manchas escuras, produz uma substância chamada TNF (fator de necrose tumoral), que tem a capacidade de combater as células malignas. O estudo pôde concluir que, quanto mais madura estiver a banana, mais efetiva e benéfica será na luta contra o câncer. Ainda, os pesquisadores também descobriram que as bananas amarelas e bem maduras são oito vezes mais efetivas no fortalecimento do sistema imunológico, em comparação com as bananas verdes.

 

 

Portanto, para a maioria das pessoas é mais conveniente consumir a banana quando estiver completamente madura, principalmente bem amarela e com manchas na casca. Pessoas que sofrem de diabetes, estão em risco de sofrer da doença ou simplesmente querem evitar o aumento rápido de seus níveis de açúcar, podem incluir bananas em sua alimentação, porém, quando ainda verdes, pois naturalmente apresentaram menos açucares.